7 de novembro de 2009

O início da saga

Joern Utzon era um jovem arquiteto promissor, e tinha muitos projetos fora do seu país. No meio ao início da primeira etapa de execução do Opera House, que seria a plataforma (de acordo com o que a equipe técnica responsável havia estabelecido), ele resolve sair de Sydney para visitar uns clientes na China , Japão e Nepal. Isso deu início a conflitos ao redor da obra, principalmente com as relações com a equipe de engenharia, pois eles precisavam do arquiteto presente.

Devido à ausência de Utzon, os engenheiros tiveram de tomar muitas decisões sozinhos, comprometendo mais tarde o desenvolvimento do projeto como todo. Um exemplo disso foi a incapacidade da plataforma suportar o peso das conchas da coberta, o que levou a algumas intervenções na etapa já concluída e mais gastos nos cofres do governo australiano.

Depois da visita à Ásia, Utzon resolveu ficar em Sydney e nos quatro anos seguintes, observou-se uma completa interação entre a arquitetura e a engenharia no desenvolvimento da execução do projeto.

Vale a pena resslatar que, desde esse período, Joern Utzon já se preocupava com a execução das conchas na coberta, que ainda não tinha sido definida.

Fonte:

- The saga of Sydbey Opera House, Peter Murray