19 de novembro de 2009

As influências em suas obras


Casa do arquiteto, Hellebaeck, 1952. Vista externa a partir da entrada. Fonte: Tobias Faber: Nueva Arquitectura Danesa. Barcelona, 1968. p. 34
Casa do arquiteto, Hellebaeck, 1952. Planta baixa e corte. Fonte: Kenneth Frampton: Studies in Tectonic Culture. The Poetics of Construction in Nineteenth and Twentieth Century Architecture. Massachusetts, 1993. p. 254



A virtude maior de Utzon esteve sempre na capacidade de abordar temas e escalas de projeto completamente diversos com a mesma competência.






Implantação geral do Conjunto habitacional de Fredensborg, Alemanha, 1962-63. Fonte: Philip Drew: op.cit. p. 47


Muitos projetos do início de sua carreira, a começar pela sua própria casa e principalmente seus conjuntos de residências, que caracterizam sua atuação no fim da década de cinqüenta e início dos sessenta, investigam sobre o tema da habitação. Este tema de larga tradição na arquitetura nórdica é tratado de maneira exemplar, não desprezando a referência tanto vernácula quanto erudita local, principalmente baseada em Aalto.




Midellboe House


Utzon introduz arquétipos arquitetônicos importantes para a solução dos conjuntos habitacionais trazidos de suas viagens a países e culturas distantes, como Marrocos, China e México. Agrega a isto referencias modernistas de primeira geração, de vertente miesiana, expressas em seus projetos de casas isoladas, e Wrightiana, em seus conjuntos residenciais.

Fonte:
- http://www.vitruvius.com.br/drops/drops29_02.asp