4 de novembro de 2009

O arquiteto Joern Utzon


Joern Oberg Utzon nasceu em 09 de abril de 1918 em Copenhagen, na Dinamarca. Filho de pai engenheiro naval, estudou arquitetura em 1937 na Royal Danish Academy of Fine Arts. Trabalhou com Alvar Aalto e freqüentou a escola de Frank Lloyd Wright no Arizona. Esses dois arquitetos foram figuras marcantes em sua obra.


Em 1950, abriu por conta própria seu escritório de arquitetura em Copenhagen. Em 1957, surpreso, ganhou o concurso para o projeto do Sydney Opera House, concorrendo com outros 232 arquitetos de 32 países.


Apesar do projeto pronto, por conta da complexa estrutura envolvendo as cúpulas, apenas em 1961 a estrutura foi resolvida. As catorze conchas que sobrepõem o projeto formam uma esfera completa. "São como fatias de laranja", resumiu Joern.

O complexo e inovador projeto custou-lhe duras críticas quanto os rumos orçamentários que ele atingia (cerca de 100 milhões de dólares) e acabaram por ferir os cofres australianos. Assim, em meio a conflitos e a cessão dos pagamentos do governo australiano para que Utzon finalizasse a obra, finalmente, em 1966, ele abdicou do cargo de arquiteto chefe de sua obra-prima.


Mesmo não concluindo o acompanhamento da obra, Joern Utzon foi o responsável pela projeção de Sydney no mundo da arquitetura moderna, sendo responsável por um dos mais belos projetos do século XX. Ele faleceu em 2008, aos 90 anos, com o reconhecimento de sua genialidade firmado em todo o mundo, e no coração dos australianos.


Fontes: