8 de novembro de 2009

Considerações sobre Arquitetura Orgânica na percepção de Frank Lloyd Wright

Esse texto contém passagens do arquiteto Frank Lloyd Wright falando a respeito da arquitetura orgânica e que como já sabemos foi de grande inspiração para Joern. Acho que tem tudo a ver com o tema. Esperamos que gostem!



" Orgânico significa intrínseco - entidade, no sentido filosófico - sempre que o todo está para a parte assim como a parte está para o todo; sempre que a natureza dos materiais, a natureza das intenções, a natureza de todo o processo torna-se claramente uma necessidade.
Desta natureza é que suge o caráter que o artista criativo pode conferir a um edifício em uma determinada situação. "
[...]
" Arquitetura ORGÂNICA (ou intrínseca) é a arquitetura livre na democracia ideal. "
[...]
" NATUREZA não significa apenas "ar-livre", nuvens, árvores, chuva, o terreno ou a vida animal, mas refere-se às suas naturezas no que diz respeito à natureza dos materiais ou à "natureza" de uma planta baixa, de um sentimento ou de uma ferramenta. Um homem ou qualquer coisa que se refira a ele, que vem de dentro. Natureza interior com N maiúsculo. PRINCÍPIO inerente. "
[...]
" No reino da arquitetura orgânica, a imaginação humana deve transformar a dura linguagem da estrutura em adequadas expressões humanas de forma, em vez de inventar fachadas inanimadas ou perturbar o esqueleto da construção. A poesia da forma é tão necessária para a grande arquitetura quanto as folhas para a árvore, as flores para a planta ou a carne para o corpo. O sentimentalismo desgastou esta necessidade humana, que agora se encontra distorcida pela sua negação; mas isto não é desculpa para que se tome a distorção da coisa pela coisa. Somente quando a mecanização da construção estiver a serviço da arquitetura criativa, e não a arquitetura criativa a serviço da mecanização, teremos uma grande arquitetura. "
[...]
" A TERCEIRA DIMENSÃO. Contrariando a crença popular, a terceira dimensão não é a espessura e sim, a profundidade. O termo "terceira dimensão" é usado na arquitetura orgânica para indicar o senso de profundidade que emana da coisa e não sobre a coisa. A terceira dimensão, a profundidade, é intrínseca ao edifício.
[...]
" ESPAÇO. A transformação contínua: fonte invisível de onde fluem todos os ritmos e para onde devem retornar. Além do tempo ou do infinito. A nova realidade à qual arquitetura orgânica serve para ser aplicada na construçã0. O alento de uma obra de arte."

Frank Lloyd Wright


Fontes:
-As formas do século XX (livro), de José Maria Montaner. Trecho do livro de Frank Lloyd Wright, The Future of Architecture, Horizon Press, Nova York, 1953.