22 de outubro de 2009

Por que Sydney Opera House???

Pensamos, em primeiro lugar, em explorar os grandes nomes da arquitetura moderna, como Mies van der Rohe, ou Frank Lloyd Wright ou ainda Le Corbusier. Mas logo em seguida imaginamos que muitos fariam o mesmo. Amadurecendo a idéia, viemos procurar alguém que fez algo muito diferente, e bastante genial. Lembramos logo do IM Pei. Que maravilhas de obras!!! Mas cadê da gente achar alguma planta baixa, algum corte, algum material técnico referente ao seu portfólio???

Procurando no velho Google por edifícios plasticamente atraentes, nos deparamos com a Opera House de Sydney, Austrália. Liiiindo!!! E muito atual. E o que mais nos chamou a atenção foi a data de concepção desse projeto:1959. Isso mesmo! Finalzinho dos anos 50, comecinho do 1960. A obra, entretanto, foi entregue em 1973, depois do abandono do projeto em 1966, por parte do arquiteto, JORN UTZON. Mesmo assim, a obra se mostra atual.

O Opera House de Sydney é um aglomerado de entretenimento contendo vários bares, restaurantes, teatros, estúdios e várias lojas de souvenirs. No total, são mil compartimentos! Muuuuito genial!