Havia a necessidade de uma casa de espetáculos de grande porte em Sydney já no começo do século XX e muito se falou a esse respeito. Entre 1940 e 1955, discutiu-se muito sobre esse assunto, até que, por fim, decidiu-se por um concurso público que criaria uma obra que projetasse Sydney para o mundo, que fosse arrojada com desenhos arquitetônicos expressivos. Assim, 233 arquitetos de 32 países concorreram a ter seu nome eternizado nesse novo ícone dessa cidade.
O projeto vencedor foi do arquiteto dinamarquês Joern Utzon, que já havia ganho seis outros concursos de residências unifamiliares. Ele, então, liderou uma equipe de outros arquitetos, na construção do complexo edifício. Muito dinheiro foi gasto e sucessivos conflitos ocorriam entre o governo e o arquiteto por conta dos custos vultuosos da obra. Assim, muitas foram as intervenções feitas na obra e mudanças nas fachadas e em alguns dos mil cômodos que compõem a obra.
Um fato peculiar é que algum dos cômodos não têm acesso por questões do projeto não resolvidas.
Fontes: www.wiki.answers.com/Q/What_is_special_about_the_architecture_of_Sydney_Opera_House www.wiki.answers.com/Q/Why_was_Sydney_Opera_House_built